Você quer ter uma carreira de sucesso, ser bem-sucedido na vida profissional? Antes você terá que entender qual a diferença entre ter um emprego e construir uma carreira de sucesso.

Um emprego é uma atividade que gera recursos para pagar as contas que vencem no final de cada mês, sua principal preocupação é cumprir o que está escrito em sua descrição de cargo e cumprir seu horário de trabalho. Uma carreira é uma série de decisões que um profissional vai tomando ao longo de sua vida profissional para que as contas ao final de cada mês incomodem cada vez menos e o que está escrito em sua descrição de cargo e apenas um parâmetro das atividades a serem executadas.

Emprego é uma atividade presente – temporária, uma atividade que pela dinâmica atual está prestes a desaparecer a ser extinto, conforme vivemos ele hoje. Carreira é a preparação para o futuro. Um emprego sempre está na dependência de decisões que são tomadas pela empresa. Uma carreira depende principalmente de decisões pessoais, de planejamento certo. Empregos são temporários. Carreiras são permanentes, você é o responsável.

Mas não é necessário ficar mudando de empresa para construir uma carreira. Uma carreira pode ser desenvolvida dentro de uma só empresa. Cada mudança de função que implique mais responsabilidade e mais salário é um passo adiante na carreira.

Por outro lado, ter trabalhado em várias empresas, mas executando trabalhos semelhantes em todas elas, não é carreira. É uma sequência de empregos em empresas diferentes, o que significa que o próximo emprego poderá ser repetição ou muito parecido com o último. Um empregado que esteja fazendo a mesma coisa há cinco ou dez anos, sem alteração de função e salário, tem um emprego e não uma carreira.

Alguém que esteja trabalhando em uma empresa que não exige o conhecimento de um idioma ou de uma formação educacional especializada, mas decide estudar a investir em seu próprio desenvolvimento, está pensando em uma carreira.

A carreira é uma preparação contínua para o próximo emprego ou para o próximo cargo, que serão melhores que os atuais e podem estar dentro ou fora da empresa atual. De modo geral, quem pensa em emprego muda de empresa, mas não muda de atividades profissionais, permanece no mesmo patamar de responsabilidades do cargo anterior. Quem não consegue construir uma carreira está sempre na busca por um emprego. Quem consegue se especializar e fazer a diferença em uma carreira é procurado e chegará mais rapidamente a uma posição desejada.

A carreira é uma longa jornada. É uma das mais importantes de nossas vidas, afinal vamos passar a maior parte do horário nobre de nossa vida se dedicando a ela, então escolha bem.

O acerto na escolha da profissão pode proporcionar um bom equilíbrio emocional; podemos ter uma vida mais alegre, com muito prazer e vontade de continuar trilhando o caminho escolhido.

Se planejarmos a carreira de forma adequada, provavelmente teremos saúde e estabilidade financeira e conseguiremos administrar nossa qualidade de vida. Porém, a escolha errada de uma carreira poderá trazer muita ansiedade, tristeza, agonia e, com o passar do tempo, seremos fortes candidatos ao estresse, com alto risco de enfartar.

A escolha de uma carreira deve ser totalmente alinhada com as suas características pessoais e principalmente com os seus valores de vida.

O produto que você escolher ser, será seu companheiro por muito tempo e, portanto, deverá sofrer evoluções periódicas para não sair do mercado ou ficar desatualizado; cair em desuso ou ser substituído por um novo concorrente, mas isto é assunto para uma próxima oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *